sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O fim do mundo é mais um pretexto.


Não sou profeta, mas me proponho a ser arrogante dizendo que tenho certeza de que o mundo não vai acabar. Absoluta.
E isso certamente contrariará muitas expectativas.
E digo porquê não acredito nesse final sensacionalista: seria fácil demais.
Para uma pessoa sem propósitos, que não enxerga beleza em nada além do espelho, que não vê bondade alguma além da própria e que não suporta o fato de não ser unânimidade ; o fim do mundo pelas mãos de Deus é perfeito! Enfim mártir. Não se preocuparia mais em ser melhor do que hoje, já não há amanhã, ora! Não precisa crescer como pessoa, se tornar menos egoísta, lapidar o orgulho e tampouco acolher as diferenças. E seja feita a vossa vontade. Pronto, sem mais problemas.
Vejo seitas das mais surreais categorias, religiões e profetas modernos, arrebatando seguidores que aguardam ansiosos pelos Arcanjos do Apocalipse, a distribuir fogo e dor pela Terra dos pecados, e a erguer em apoteose os "escolhidos"; outros se preparam para cataclismas globais em verdadeiros bunker's para sobreviverem aos impropérios da "ira" de Deus.
"O fim está próximo! "-alertam aos incaultos; venham para o lado do bem e da verdade, conclamam em tom ameaçador aos pecadores. É a esperança da salvação moderna, igual a fast-food ou supletivo, rápido e eficaz.
A cada avião que cai, cada acidente natural, em toda mazela cotidiana enxergam a purga do planeta; são as profecias bíblicas, é a previsão dos Maias, é o fim dos tempos! A confirmação da crença parece trazer prazer para essas pessoas.
Estranho isso. Porque o desejo humano da extinção da vida na Terra? Senão desejo, que seja talvez, fascinação pela catástrofe. Será o nosso planeta habitado por pessoas tão abomináveis assim? Tudo será tão sujo e perverso a merecer essa cauterização divina?
Os mesmos que esperam pela chuva de fogo sobre pecadores como eu, me chamam de irmão pela manhã. É sempre o mesmo sermão, a mesma voz mansa e o coração ardendo em ódio pelas diferenças entre nós.
Não acredito em um Deus que tenha ódio, que seja mesquinho, preconceituso e vingativo. Essas são "virtudes" humanas.
E o fim do mundo, talvez, seja mais um devaneio desesperado dos humanos, que não conseguem fazer do seu mundo interior um lugar melhor.
Triste é ver que cada vez mais pessoas querem criar um Deus igual a elas, e não tentarem serem elas a imagem e a semelhança do Criador.

Mas se o mundo acabar mesmo eu posto um texto de desculpas pela minha previsão errada,combinado?

Um comentário: